elem noticias
Notícias

Projeto busca a modernização do campo na região do Pampa

Um projeto do campus de Alegrete (RS) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pretende revolucionar a agropecuária da Fronteira Oeste gaúcha, região onde está localizado o município. Iniciado em agosto de 2023, com as atividades administrativas e formação de equipe, e previsão de realização de trabalhos até agosto de 2026, o projeto AgriPampa é desenvolvido em parceria com o campus de Alegrete do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu é o elo entre o projeto e os produtores, pois é a fundação que fará a gestão de todos os recursos gerados pelo projeto”, destaca Diogo Silveira Kersten, coordenador da iniciativa.

O público-alvo do projeto são os produtores que atuam no agronegócio da região. A proposta é oferecer consultoria agrícola com visitas técnicas que identifiquem problemas de erosão no solo e insetos indesejáveis na lavoura; fazer levantamento planialtimétrico para criação de curvas de nível em lavouras de arroz; oferecer serviços de georreferenciamento para cadastro do imóvel junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e disponibilizar dados agroclimáticos, entre outros serviços. “Essas informações são essenciais para a tomada de decisão na gestão do agronegócio”, ressalta Diogo Kersten.

 

DUAS FRENTES

 

O projeto está estruturado em duas frentes: a primeira é voltada diretamente a dados mensurados a campo, incluindo coleta de dados de solo e planta utilizando ferramentas convencionais operadas com fator decisório humano. A segunda frente utiliza tecnologia de informação, imagens por sensoriamento remoto e tecnologia de aplicação de agroquímicos com drone, incluindo o processamento de dados digitais para a tomada de decisão por parâmetros pré-estabelecidos somados a dados meteorológicos.

“O campo que se descortina para esta proposta é amplo, entretanto, inicialmente, se buscarão respostas de como são produzidos esses alimentos comercializados no mercado local, incentivando um maior controle das etapas e dos insumos aplicados e buscando maiores produtividades, sem trazer riscos ambientais”, detalha Kersten.

 

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

 

Além de sediar um dos campi da Unipampa, a cidade de Alegrete é considerada um centro de alta produção de arroz e com grande demanda para avanços tecnológicos. “Com a intenção de contribuir para a produção agrícola regional, o projeto quer contribuir no controle das atividades no ciclo produtivo, ou seja, nos fatores essenciais para garantir a qualidade do produto, como clima, dados de solo, planta, qualidade de sementes etc., dando atenção especial aos produtos que podem serem produzidos em Alegrete e na região do Pampa Gaúcho, como milho, arroz, soja e alimentos oriundos da agricultura familiar”, explica o coordenador do AgriPampa.

Dez servidores da Unipampa atuam diretamente no projeto. Todas as etapas administrativas, de elaboração de projeto e de pesquisa são realizadas na universidade; já as atividades com os produtores ocorrem nas sedes agrícolas, localizadas dentro da região do Pampa Gaúcho, área de cobertura do trabalho.

“O projeto visa dar um suporte e um incentivo no controle de produção da agricultura, além de cadastrar os produtores na plataforma AgriPampa, o qual gerará um selo de cadastro com todos os dados de produção aos produtores familiares da cidade e da região de Alegrete”, observa Diogo Kersten.

 

EXPECTATIVA

 

A expectativa é tornar o AgriPampa um parceiro fundamental para o desenvolvimento do agronegócio na Fronteira-Oeste. E, por meio da assistência técnica especializada e da inovação tecnológica, contribuir para o aumento da produtividade, da competitividade e da sustentabilidade da agricultura familiar. “O AgriPampa vem trazer para o município de Alegrete e região um serviço diferenciado, um serviço de qualidade e trazer também aqui, para dentro da universidade, um contato maior com o produtor”, define Jhon Pablo Lima Cornélio, subcoordenador da iniciativa.

O andamento dos trabalhos e mais informações sobre o projeto podem ser conferidos no perfil https://www.instagram.com/agripampa.unipampa/ no Instagram.

 

PROJETO: AGRICULTURA CONCEITO NO PAMPA GAÚCHO – AGRIPAMPA / COORDENADOR: Diogo Silveira Kersten / diogosilveira@unipampa.edu.br / Unipampa / Campus de Alegrete / 10 participantes / Site oficial: https://sites.unipampa.edu.br/agripampa/sobre-o-agripampa/

 

* Esta reportagem faz parte da edição 15 da Revista da Fapeu que está disponível na íntegra em https://tinyurl.com/RevistaDaFapeu

CARREGANDO NOTICIAS