IFC de Luzerna desenvolve inovador veículo elétrico
Uma equipe do campus de Luzerna (SC) do Instituto Federal Catarinense (IFC) está desenvolvendo um protótipo de veículo elétrico com a meta de torná-lo o mais eficiente da América Latina, chegando a uma autonomia de 500 quilômetros por kWh.
O projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu é a fundação responsável por fazer a gestão financeira do projeto. Ou seja, os recursos captados dos patrocinadores são recebidos pela Fapeu, que, por sua vez, realiza as aquisições de materiais e serviços necessários ao desenvolvimento do projeto. Este procedimento seria praticamente inviável se fosse realizado pela própria equipe executora, tendo em vista a sua natureza jurídica”, explica o professor Mauro André Pagliosa, coordenador do projeto.
A equipe MoBEE é formada por alunos e professores dos cursos de graduação em Engenharia de Controle e em Engenharia Mecânica e dos cursos técnicos em Automação Industrial e em Mecânica. “O nome da equipe está ligado aos nossos objetivos de pesquisa: a mobilidade, especialmente por meio de tração elétrica e a eficiência energética. Também é um trocadilho com “BEE”, abelha, em inglês. As abelhas são conhecidas por sua cooperação e eficiência, características em que a equipe se inspira”, conta o professor. Em 2023, o veículo ficou em 5º lugar na Shell Eco-Marathon Brasil, competição realizada no Rio de Janeiro e que reuniu equipes de toda a América Latina.
O projeto desenvolvido no IFC de Luzerna, cidade do Meio-Oeste catarinense, envolve a construção de quase todos os elementos do protótipo do veículo elétrico pela própria equipe. Entre eles, os sistemas de armazenamento de energia (pack de baterias de íon de lito com BMS), de tração elétrica e de telemetria, além de simulação computacional das estruturas e fabricação do chassi em alumínio.
“Na competição, o IFC é representado por alunos e professores que são encorajados a aprender e a desenvolver tecnologias mais eficientes em termos de mobilidade elétrica, sendo a formação profissional e a geração de novas tecnologias os grandes benefícios à sociedade”, ressalta o coordenador do projeto.
JATAÍ
O Jataí, nome dado ao veículo da equipe e que faz referência a uma espécie de abelha sem ferrão e nativa do Brasil, fez a marca de 268 km/kWh. Ou seja, pelo atual preço da energia elétrica, seriam necessários apenas R$ 0,60 para percorrer 268 km. O veículo campeão da categoria chegou a uma média de 367 km/kWh. “O vencedor é o veículo que consegue percorrer uma determinada distância dentro de um intervalo de tempo, consumindo a menor quantidade de energia elétrica. Ou seja, vence que tem a melhor média km/kWh”, pontua o professor Mauro Pagliosa.
A Shell Eco-Marathon Brasil é uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo que desafia jovens a construir protótipos de carros eficientes. “A quinta colocação em uma etapa nacional, superando instituições estrangeiras e até mesmo outras grandes do nosso país que não passaram na inspeção técnica, só nos reforça a convicção de que estamos Alunos do IFC de Luzerna desenvolvem desde a fabricação dos chassis e laminação da carenagem até os sistemas de armazenamento de energia, de tração e de telemetria trilhando o caminho certo. Essa abelha está destinada a voar alto. Estamos cheios de orgulho por essa conquista!", parabenizou na época o professor Eduardo Butzen, então diretor-geral do IFC Luzerna.
DESAFIO
Para melhorar o desempenho do Jataí, uma série de melhorias foram elaboradas para o protótipo que estreou em 2024. “Com o objetivo de melhorar o desempenho energético em termos de peso e rigidez, foi projetada uma estrutura mecânica predominantemente em fibra de carbono que está sendo laminado em um modelo criado em impressora 3D. Espera-se com a conclusão do projeto que o protótipo tenha uma massa total inferior a 20 quilos”, relata o professor Pagliosa.
O projeto conta com o patrocínio das empresas Laticínios Tirol, Fast Tecnologia Industrial e da GWM Tozzo; além da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “Ao patrocinar a MoBEE, além da projeção da marca através da exposição na mídia, o investidor também está apoiando uma iniciativa voltada para a preservação do meio ambiente, tendo em vista a eficiência energética, e também de cunho social, pois está contribuindo com a formação profissional de jovens engenheiros”, observa o professor.
A meta da equipe MoBEE é tornar o Jataí o carro elétrico mais eficiente da América Latina e, na sequência, participar da competição na etapa dos Estados Unidos – a Shell Eco-Marathon Americas. “Para tanto, o desenvolvimento contínuo do protótipo se faz necessário. O regulamento da competição é revisto anualmente, prevendo a introdução de novos desafios técnicos a serem superados, refl etindo aqueles que a indústria enfrenta”, ressalta o coordenador do projeto.
PROJETO: MOBILIDADE POR TRAÇÃO ELÉTRICA DE ALTA EFICIÊNCIA / COORDENADOR: Mauro André Pagliosa / mauro.pagliosa@ifc.edu.br / IFC / Campus Luzerna / Departamento de Engenharia Mecânica / 10 participantes
* Esta reportagem faz parte da edição 15 da Revista da Fapeu, que está disponível na íntegra em https://tinyurl.com/RevistaDaFapeu