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UFFS integra rede para ampliação da escola em tempo integral no país

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma das cinco instituições de ensino superior escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC) para implantar no país o Programa Escola em Tempo Integral. O programa visa ampliar a oferta de matrículas em tempo integral na rede pública de ensino. A meta é chegar a 3,6 milhões de novas inscrições até 2026 – hoje são cerca de 1 milhão.

A participação da UFFS no projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “Para a oferta do curso na região Sul, a UFFS contará com cerca de R$ 3,9 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que estão sendo geridos pela Fapeu”, explica o coordenador do projeto e pró-reitor de Graduação da UFFS, professor Élsio José Corá. “A expertise da fundação nos auxilia muito na viabilização das diversas demandas previstas, e a compreensão da dinâmica do projeto é fundamental para que possamos executar até mesmo as demandas que se colocam mais emergenciais”, destaca o professor.

 

Quinteto

 

Também participam do projeto a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que atenderá o Sudeste brasileiro; a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Centro-Oeste; a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Nordeste brasileiro; e a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Norte do país. “Estas cinco universidades elaboraram o conteúdo do curso de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na Perspectiva da Educação Integral, que foi distribuído em cinco módulos a partir das pautas indicadas pelo MEC”, explica o professor Élsio Corá.

Além da capacitação regional, cada universidade ficou responsável pelo conteúdo de um dos módulos. À UFFS coube o módulo de número 1, que aborda o Programa Escola em Tempo Integral. Os outros módulos tratam dos temas “Fundamentos da Educação Integral”, “Bases Legais da Educação Integral e do Tempo Integral”, “Tópicos para a Elaboração de Políticas de Educação Integral em Tempo Integral em Nível Local ou Estadual” e “Gestão Democrática e as Diversas Instâncias de Participação e Acompanhamento Social na Política de Educação Integral”.

“Para a UFFS, o objetivo central é ofertar um curso de formação continuada aos gestores e técnicos das secretarias municipais e estaduais de Educação do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que aderiram à convocação do Ministério da Educação para a implementação e para o desenvolvimento do Programa Escola em Tempo Integral – instituído pela Lei n° 14.640, de 31 de julho de 2023 – em suas redes de ensino”, explica o coordenador do projeto.

 

Resultados

 

Oferecido na modalidade a distância, o curso organizado pelas universidades parceiras tem carga horária total de 100 horas. A UFFS, porém, optou por concentrar a carga horária obrigatória em 80 horas e elaborar um módulo adicional, intitulado Tópicos Especiais em Projetos para Educação Integral, que será exclusivo para os cursistas da região Sul, além de um evento de encerramento, o 1º Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul (Eprei-Sul), que complementará a carga horária total de 100 horas.

“Os resultados esperados pelo projeto da UFFS são a formação qualificada dos gestores e técnicos das secretarias municipais e estaduais de Educação da região Sul do Brasil, o fortalecimento da educação integral em tempo integral nos três estados do Sul, e a constituição de comitês territoriais de educação integral/escolas de tempo integral no Sul, além da publicação de três livros com os relatos de experiências socialmente relevantes em educação em tempo integral”, detalha o professor Élsio Corá.

A seleção, contratação e capacitação da equipe técnica foi feita no começo de 2024, e as inscrições para o curso, abertas pelo MEC em março, por meio da plataforma Simec. Foram registradas mais de 2 mil inscrições na região Sul. Os cursistas atendidos pela UFFS são oriundos de mais de mil municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Ambiente virtual

 

As atividades são realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido pela UFFS na plataforma Moodle. Aos cursistas, distribuídos em 60 turmas, são disponibilizados textos de referência, que são trabalhados por professores formadores por meio de webinários transmitidos no canal de YouTube do curso em youtube.com/@uffseducacaointegral. Desta forma, os participantes que não puderem acompanhar as aulas ao vivo conseguem visualizar as gravações posteriormente.

“Também são realizadas outras dinâmicas de interação e atividades conduzidas pelos tutores-formadores. Além das atividades a distância, também está prevista a realização de um evento presencial final, de dois dias, no mês de novembro, para promover a integração e socialização de experiências entre os cursistas da região Sul”, acrescenta o coordenador administrativo do projeto, Joel Bavaresco.

A equipe técnica é composta por 93 servidores da UFFS, dos quais 32 são do Rio Grande do Sul (lotados nos campi de Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo), 22 do Paraná (oriundos dos campi de Laranjeiras do Sul e Realeza) e 39 de Santa Catarina (reitoria e campus Chapecó), além de 19 colaboradores externos, ocupantes das funções de coordenadores de formação, articuladores de Associações de Municípios e coordenadores estaduais.

 

PROJETO: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL / COORDENADOR: Élsio José Corá / cora@uffs.edu.br / UFFS / Campus Chapecó / 112 participantes (93 servidores mais 19 colaboradores externos)

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