Laboratório do IFC Luzerna alcança marca de 600 serviços realizados - Projeto conta com apoio da Fapeu

20 de junho de 2025

Imagem 1
O Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalúrgicos (Labemm), do campus de Luzerna do Instituto Federal Catarinense (IFC), alcançou no mês de maio a marca de 600 prestações de serviços realizadas. 
 
Criado em 2014, o projeto teve como idealizador o professor Mário Wolfart Júnior, que conduziu as primeiras iniciativas de prestação de serviços à comunidade externa por meio de análises técnicas e ensaios de materiais.
 
A iniciativa conta com apoio da Fapeu, que intermedia os repasses financeiros das empresas para a execução dos serviços, e foi destacada na edição 15 da Revista da Fapeu, publicada em 2024. “A Fapeu é de fundamental importância para o crescimento e o desenvolvimento do Labemm desde 2019, trazendo ao laboratório mais segurança e confiança nas relações transparentes com as empresas parceiras, bem como maior agilidade e suporte nos investimentos para aquisição de novos materiais”, destacou, em entrevista para a publicação, Mário Wolfart, atual diretor-geral do campus Luzerna.
 
Confira a reportagem completa na página 72 da revista, disponível em https://tinyurl.com/Labemm
 
Atualmente, o Labemm é coordenado pelo técnico em laboratório Mateus Ritter Pasini, responsável pela condução das atividades de atendimento às empresas. Ele destaca que a demanda tem crescido de forma contínua, refletindo a confiança do setor produtivo na qualidade dos serviços.
 
“Essas 600 prestações representam a credibilidade que o IFC conquistou junto às empresas. Temos um compromisso com a precisão técnica e a entrega de resultados que realmente fazem a diferença para nossos parceiros”, ressalta Pasini.
 
O ano de 2019 é considerado importante para a consolidação do laboratório, quando passou a participar de eventos e a divulgar os serviços em outras regiões. A pandemia fez com que as empresas reduzissem a busca por análises, muito em função das paralisações das atividades, afetando o número de prestações de serviço entre os anos de 2020 e 2022, principalmente.
 
A partir de 2023, o fluxo aumentou novamente, atingindo 146 prestações em 2024 a empresas metalmecânicas de todas as regiões de Santa Catarina, além de algumas do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso.