elem noticias
Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do professor Lúcio José Botelho

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) lamenta profundamente o falecimento do professor Lúcio Jose Botelho, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e parceiro de projetos e conselheiro da Fapeu.

 

Vítima de câncer, o professor Lúcio Botelho faleceu nesta sexta-feira, dia 4, de manhã, aos 71 anos, em Florianópolis.

 

A cerimônia de despedida será realizada das 18h às 21h desta sexta-feira (4) na capela Verde do Cemitério Parque e Crematório Jardim da Paz (SC-401, km 17, Bairro João Paulo), em Florianópolis.

 

Graduado em Medicina pela UFSC, possuía especialização em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz e mestrado e doutorado em Saúde Pública pela UFSC.

 

O professor Lúcio Botelho ingressou como docente na UFSC por concurso público em 3 de março de 1979. Foi chefe de departamento, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), vice-reitor de 1996 a 2004 nas gestões de Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e, de 2004 a 2008, reitor da UFSC. Também foi coordenador das residências médicas e da residência multiprofissional em saúde da família.

 

Durante sua gestão na Reitoria foi iniciado o processo de interiorização da UFSC com a definição dos locais dos campi em Joinville, Curitibanos e Araranguá. Botelho também institucionalizou a educação a distância, inicialmente com 16 polos, e foi responsável pela primeira comissão de estudos para viabilizar a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

 

Em agosto deste ano, o professor Lúcio Botelho havia sido reeleito para compor como membro titular o Conselho Curador da Fapeu para o quadriênio 2024/2028.

 

Atualmente também coordenava dois projetos sobre auriculoterapia e acupuntura na atenção básica de saúde em parceria com a Fapeu.

 

O projeto de “Aprimoramento da atenção básica no Brasil: formação em auriculoterapia” foi tema de reportagem na edição de 13 da Revista da Fapeu (confira em bit.ly/48axaVz a partir da página 62).

 

A Fapeu se une à família e aos amigos do professor Lúcio neste momento de dor.

CARREGANDO NOTICIAS