Sobre a FAPEU

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação universitária.

A FAPEU foi instituída como fundação de apoio à Universidade Federal de Santa Catarina em 28 de setembro de 1977, com sede e foro na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

Atua, também, como Fundação de Apoio  à Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, ao Instituto Federal Catarinense – IFC, à Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH), ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/EBSERH), bem como, à Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, à Universidade Estadual de Maringá - UEM e à Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, podendo atuar em parceria com outras instituições de ensino superior e institutos de pesquisa de Santa Catarina e de outros estados.

É instituição reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, fiscalizada pelo Ministério Público de Santa Catarina, registrada e credenciada no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, nos termos da Lei Federal nº 8.958/94, Decreto nº 7.423/2010 e Portaria Interministerial nº 191/2012. 

Entre as principais atividades realizadas pela FAPEU estão o gerenciamento de projetos de ensino, pesquisa, extensão desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação universitária, a gestão de recursos financeiros e administrativos, a prestação de serviços técnicos especializados, a organização de eventos acadêmicos e científicos, a promoção da inovação e do empreendedorismo. 

Com o objetivo de fomentar a pesquisa e a extensão universitária, contribuindo para a produção e difusão do conhecimento, bem como para o fortalecimento do relacionamento das instituições apoiadas com a sociedade regional, nacional e internacional, a FAPEU atua na captação de recursos junto a órgãos governamentais, empresas e outras fontes de financiamento.

A FAPEU possui um portfólio completo em soluções integradas para gerenciar os projetos, atendendo as necessidades dos pesquisadores, facilitando o desenvolvimento dos trabalhos, bem como adota um sistema de custos que possibilita a remuneração clara e justa dos serviços prestados. 

Nas instituições apoiadas, o foco está na promoção de ações voltadas a tornar os projetos mais eficientes e sustentáveis. Contando com uma equipe enxuta de empregados, a FAPEU atua de forma interativa e didática junto aos coordenadores e equipes de projetos, buscando oferecer o suporte necessário sobre os aspectos relacionados à gestão administrativa, incluindo as determinações legais e as exigências para a correta prestação de contas desses projetos.

Dessa forma, o trabalho da FAPEU é reconhecido pela comunidade acadêmica e tem contribuído significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, em especial nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. 

 

Missão 

Contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social por meio de apoio a projetos de pesquisa e extensão.

Visão

Ser reconhecida como instituição socialmente responsável e referência na gestão de projetos culturais, científicos, tecnológicos e de inovação.

Valores 

Honestidade, Transparência; Conformidade, Equidade, Responsabilidade e Respeito à Vida, às Pessoas e ao Meio Ambiente.

 

Vídeo Institucional