A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 17/12/2021 à 01:12:42
Por: assessoria
FCEE e Fapeu promovem primeira teleconferência da parceria firmada neste ano
A estreia do programa Educação Especial em Foco será nesta segunda-feira, às 19h, pelo canal do YouTube da FCEE

Na próxima segunda-feira, dia 20, às 19h, será realizada a primeira teleconferência da parceria técnico-científica firmada este ano entre a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) nas áreas de produção do conhecimento, desenvolvimento de tecnologias assistivas, formação continuada e capacitação em EaD, comunicação e apoio a projetos especiais. A FCEE é a fundação do Governo do Estado de Santa Catarina responsável pela definição e coordenação da política de educação especial em SC.

A estreia do programa Educação Especial em Foco será com o tema Atendimento à Pessoa com Deficiência tendo, como participantes, Janice Krasniak, presidente da FCEE, e José Raimundo Facion, psicólogo, professor doutor em psiquiatria, neuropediatria e neuroanatomia e referência em autismo no país.

Com 50 minutos de duração, o programa terá a mediação do apresentador Mário Motta e contará com reportagens sobre temas relacionados. Realizada no estúdio da Fapeu, no campus da UFSC, em Florianópolis, a teleconferência será transmitida ao vivo a partir das 19h pelo Canal da FCEE no YouTube em www.youtube.com/FCEECanal.

“O programa Educação Especial em Foco é mais uma iniciativa da FCEE para contribuir com a ampliação do debate sobre a inclusão social das pessoas com deficiência e sobre a educação especial em Santa Catarina, valorizando o trabalho desenvolvido e destacando a importância da parceria entre o Estado e as instituições credenciadas”, afirma Janice Krasniak, presidente da FCEE, primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial, sendo vinculada à Secretaria Estadual de Educação. Fundada em 1968, a FCEE mantém parcerias com instituições especializadas em educação especial para o atendimento pedagógico em todo o Estado, beneficiando cerca de 30 mil educandos com deficiência.

Participantes


Janice Krasniak é servidora de carreira da FCEE. Possui formação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial e Pós-Graduação em Séries Iniciais e Pré-Escola pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na FCEE, foi coordenadora do Centro de Estudos e Atendimento a Deficiência Sensorial (CEADS), coordenadora do Centro de Apoio e Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais (CAP), Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (GEPCA), Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e Supervisora de Atividades Educacionais Nucleares, até que, em 2012, passou a atuar na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em maio de 2021, assumiu a presidência da FCEE.

José Raimundo Facion é Psicólogo Infantil com atuação em Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (autismo, rett, asperger, transtorno desintegrativo da infância), Transtornos do Comportamento Disruptivo (TDAH), educação especial, terapia comportamental e inclusão. Desenvolveu sua carreira acadêmica na Alemanha, com graduação em Psicologia na Wilhelms-Universität Münster (1980); doutorado pelo Abteilung für Kinder und Jugendpsychiatrie - Westfälische Wilhelms-Universität Münster (1986); pós-doutorado pelo Abteilung für Neuropädiatrie e pelo Institut für Autismusforschung (IFA). É diretor-geral do Instituto Nacional de Pós-Graduação e Eventos Acadêmicos (Inapea).

Datas especiais

A primeira edição do programa será realizada em 20 de dezembro, Dia Estadual dos Profissionais e Voluntários das Apaes, Associações de Pais e Amigos do Autista (Amas), Associação dos Pais e Amigos dos Surdos (Apas) e das demais instituições especializadas no atendimento à pessoa com deficiência. O mês de dezembro também é marcado por outras datas importantes do universo da educação especial, como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3); Dia Nacional da Acessibilidade (5); Dia Estadual das APAEs e da Federação Catarinense das APAEs (11); e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13).

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados

. .