A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 19/11/2020 à 06:11:03
Por: assessoria
Três professores mais influentes do mundo têm projetos em andamento com a Fapeu
Enedir Ghisi, Dachamir Hotza e Graziela de Luca Canto são ligados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenam seis iniciativas em parceria com a fundação

Três dos 30 pesquisadores de instituições catarinenses citados entre os mais influentes do mundo mantêm projetos em andamento com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). Os professores Enedir Ghisi, Dachamir Hotza e Graziela de Luca Canto são ligados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O estudo foi realizado por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisa utiliza as citações da base de dados Scopus até 2019, e foi publicada no Journal Plos Biology.
O estudo trabalha com dois rankings distintos, um que analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira e outro ranking que analisa os impactos das pesquisas durante o ano de 2019. A UFSC tem 15 representantes no primeiro ranking, e 20 pesquisadores no segundo.

O professor Enedir Ghisi é citado nos dois rankings: no de carreira e no específico de 2019. Já Dachamir Hotza e Graziela de Luca Canto estão incluídos no de 2019. Docente do Departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, Enedir Ghisi coordena com apoio da Fapeu o projeto “Ensaios de laboratório e simulações computacionais realizadas pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (Labee)”. Com início em 2019 e conclusão prevista para 2024, o projeto tem o objetivo de disponibilizar a empresas do setor da construção civil um suporte, não encontrado na iniciativa privada, relacionado à avaliação de desempenho térmico e energético de edificações e medição de propriedades térmicas e ópticas de materiais de construção.

O professor Dachamir Hotza também é do CTC, porém do Departamento de Engenharia Química. Ele coordena dois projetos com apoio da Fapeu, ambos começaram em 2018 e vão até 2022. O projeto “Análises e Ensaios do Laboratório de Processamento Cerâmico (Procer)” visa à prestação de serviços à comunidade universitária e a empresas e o projeto “Análises e ensaios do Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento de Nanoestruturas (Lincen)”. O laboratório tem o objetivo de dar suporte à comunidade científica, tecnológica e o setor produtivo brasileiro, com a finalidade de ampliar a pesquisa e a inovação, promovendo o avanço científico e a formação de recursos humanos em nanociência e nanotecnologia.

Já a professora Graziela de Luca Canto, do Departamento de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde da UFSC, coordena três projetos em parceria com a Fapeu: “Treinamento em revisão sistemática intensivo autoinstrucional”, “Curso de meta-análise” (saiba mais em https://is.gd/EbzQF0/Fapeu) e “Treinamento em revisão sistemática intensivo”.

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados