A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 11/08/2017 à 03:08:17
Por: Camila Costa da Cunha
Tecnologia desenvolvida nos laboratórios da UFSC foi utilizada no pré-sal
Projeto em parceria com a FAPEU


Um projeto inovador desenvolvido pela UFSC em parceria com a Petrobras e com apoio da FAPEU, criou um trocador de calor compacto para uso em plataformas de exploração de petróleo, na camada de pré-sal.

Entenda como funciona um trocador de calor

Trocadores de calor são dispositivos que permitem a transferência de energia térmica entre dois ou mais fluidos de temperaturas diferentes. Um exemplo do uso dessa tecnologia no cotidiano são os aparelhos de ar condicionado, em que um gás frio, em um ciclo fechado, absorve o calor do ar, resfriando o ambiente. Esses equipamentos têm inúmeras aplicações, entre elas, na indústria petrolífera, para conseguir melhor aproveitamento de energia.

Os trocadores de calor são fabricados na própria UFSC utilizando um processo de soldagem por difusão, que teve patente depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Os trocadores de calor foram projetados especialmente para funcionar nas plataformas brasileiras do pré-sal. O equipamento tem a capacidade de suportar altos níveis de pressão sem entupimento, diferenciando-os dos dispositivos similares. Reduzindo significativamente o número de paradas para manutenção.

UFSC e Petrobras:

A Petrobras adquiriu para a UFSC um forno especial de soldagem por difusão que custou 1,2 de euros (aproximadamente R$ 4,4 milhões). A cordenadora do projeto Márcia Barbosa Mantelli afirma que o forno é o único da América Latina que possibilita fabricar esse tipo de equipamento. Ela conta ainda, que vários protótipos em escala reduzida foram produzidos e testados em bancadas especiamente adaptadas para este fim, o que mostrou rendimento térmico igual ou melhor que o apresentado pelo fabricante concorrente.

A realização desse projeto contou com a participação de alunos de doutorado, mestrado e graduação.

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados