A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 01/06/2023 à 05:06:53
Por: Assessoria de Comunicação
Projeto desenvolvido com apoio da Fapeu é apresentado na maior feira de saúde da América Latina
Trabalho busca uma alternativa de baixo custo e de larga escala produtiva para atender a alta demanda do país por substitutos de pele humana em vítimas de grandes queimaduras ou de lesões por câncer de pele

Um projeto desenvolvido na UFSC com apoio da Fapeu foi apresentado pela empresa Biocelltis na edição 2023 da feira Hospitalar, a maior do gênero da área da saúde na América Latina e que foi realizada de 23 a 26 de maio em São Paulo.

O projeto pesquisa uma alternativa de baixo custo e de larga escala produtiva para atender a alta demanda do país por substitutos de pele humana em vítimas de grandes queimaduras ou de lesões por câncer de pele. O trabalho é resultado de uma parceria público-privada, que conta com investimentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Biocelltis Biotecnologia S.A.

O projeto foi tema de reportagem da edição 13 da Revista da Fapeu, que está disponível na íntegra em http://www.fapeu.com.br/noticias.php?id_noticia=422&id_categoria=5 . "A Fapeu é muito importante em nosso projeto, pois facilita o contato entre a empresa e a UFSC, sendo essencial no gerenciamento desse projeto", destacou o professor Juliano Ferreira, coordenador da pesquisa, na reportagem.

A pesquisa foi iniciada em fevereiro de 2021 e tem duração prevista de quatro anos. Os trabalhos são realizados nos laboratórios da UFSC e da Biocelltis. A estimativa é que hoje exista uma demanda de mais de 1 milhão de queimados/ano, de 18 milhões de diabéticos e de mais de 170 mil novos casos de câncer de pele não-melanoma por ano.

Com sede em Florianópolis, a Biocelltis produz biomateriais e desenvolve tecidos humanos em laboratório para aplicações nos setores médico, biomédico, farmacêutico, veterinário e dermocosmético. O estudo realizado em parceria com a Fapeu foi apresentado no dia 25 pela CEO da Biocelltis, Janice Koepp (foto), durante o 4° Fórum de Inovação da Anbiotec Brasil. Na plateia da apresentação estavam representantes de agências regulatórias de indústrias, profissionais médicos e estudantes da área.

“Essa conversa, esse networking permite discutir com o setor público o que se pretende para o futuro da saúde, para o futuro da biotecnologia para o Brasil. É muito importante essa inter-relação para talvez trazer medidas para fortalecer a nossa indústria”, disse Janice, que integra o grupo de trabalho da pesquisa desenvolvida com a participação da Fapeu.

 

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
Correspondências e encomendas, entregues pelos Correios, enviar para a Caixa Postal 5078 - CEP 88035-972.
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados

. .