A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está com inscrições abertas para o curso “Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos, uma iniciativa desenvolvida com o propósito de oferecer aprendizagem de qualidade e gratuita aos professores que atuam em sala de aula na área da Educação Especial. O curso é voltado para profissionais que atuam na rede regular com estudantes que formam o público da Educação Especial e para professores auxiliares, os chamados “segundo professor” de turma.
A atividade é um dos produtos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) em setembro do ano passado. Em formato 100% on-line, o curso terá duração de dois meses, com início em 28 de abril, carga horária de 80 horas e tutoria permanente. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de abril pelo site www.fcee-sc.net.br.
O curso foi dimensionado para atender a um público em torno de 5 mil professores, considerando o número de professores vinculados à Secretaria de Estado da Educação (SED). Na Educação Básica (escolarização) da rede estadual de ensino atuam 4.752 professores, sendo 4.530 como “segundo professor”, 209 como professor bilíngue (português – Libras) e 87 como intérprete da Libras, de acordo com dados atualizados em novembro de 2021 pela SED. No Atendimento Educacional Especializado (AEE) são outros 659 professores.
“A FCEE investe constantemente em capacitação para o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam com o público da Educação Especial, tanto nas escolas da rede regular de ensino como nas instituições parceiras. Pela primeira vez estamos ofertando uma capacitação deste nível e com essa abrangência, buscando alcançar os profissionais da rede em todos os municípios do estado”, afirma a professora Janice Krasniak, presidente da FCEE.
Janice enfatiza que o curso vai além da abordagem sobre as especificidades do público da Educação Especial, que totaliza 19.542 pessoas com deficiência matriculadas na Educação Básica da rede estadual. “Queremos capacitar os professores também em relação à política da Educação Especial no Estado e sobre o papel social da escola na inclusão da pessoa com deficiência”, complementa.
Aprendizagem em módulos
O curso Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos foi desenvolvido em três módulos, organizados de acordo com a trilha de aprendizagem proposta: Política de Educação Especial de Santa Catarina (10h), Papel social da escola, Concepção de ensino e aprendizagem e Ensino Colaborativo (20h) e Especificidades do público da educação especial (50h).
“O curso é totalmente ofertado a distância, por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), espaço em que se desenvolve todo o estudo e ocorrem as interações entre os cursistas e os tutores”, explica Giovana Schuelter, Analista técnica EAD na FAPEU. Ela destaca que será responsabilidade do cursista acessar o AVEA para realizar o estudo e as atividades obrigatórias, que serão acompanhadas constantemente pelos tutores. “O participante terá à disposição um material didático – disponibilizado em mídia on-line interativa e na versão em PDF, atividades avaliativas e momentos de interação on-line”, complementa. Os cursistas que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado digital emitido pela FCEE.
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