A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 06/12/2021 à 01:12:43
Por: assessoria
Ceurs abre inscrições para capacitações sobre a Agenda 2030
inscrições são gratuitas e podem ser feitas em http://ceurscapacitacao.egc.ufsc.br/. O curso oferece certificado UFSC de 10 horas de capacitação e é dirigido a agentes municipais

O programa de Capacitação e Estudos Urbanos Regionais para Sustentabilidade (Ceurs) está com inscrições abertas para o curso de Municipalização da Agenda 2030. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em http://ceurscapacitacao.egc.ufsc.br/. O curso oferece certificado UFSC de 10 horas de capacitação e é dirigido a servidores dos poderes Executivo e Legislativo municipais e colaboradores de organizações da sociedade civil catarinense interessados em levar a Agenda 2030 para a sua cidade.


O Ceurs é um programa desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC em parceria com o Centro de Síntese de Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançado (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é capacitar agentes municipais para o cumprimento da Agenda 2030, o plano de ação global que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza e promover uma vida digna.


O projeto foi viabilizado por emendas parlamentares da deputada Ângela Amin, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “Na UFSC, o (programa) Ceurs está estruturado em um subprojeto de pesquisa e outro de extensão. O primeiro visa a concepção e desenvolvimento das tecnologias Ceurs e o segundo à sua aplicação nos cursos de capacitação. Cabe a Fapeu a gestão do subprojeto de extensão do Ceurs, onde estão tanto as contratações de serviços de terceiros (que viabilizam tanto os workshops como o sistema de apoio tutorial), bem como todos os serviços de compra e locomoção necessários ao Ceurs”, explica o coordenador do projeto, Roberto Carlos dos Santos Pacheco.


As capacitações são ofertadas por plataforma de educação digital, de modo online. Os cursos individuais são assíncronos e incluem tanto objetos de aprendizagem quanto atividades para serem cumpridas até a certificação. O curso para as equipes das cidades será ofertado em 2022 com tutores e monitores de apoio. “Um dos consensos na busca da Agenda 2030 está no fato de que seus objetivos só poderão ser plenamente alcançados globalmente caso as localidades do planeta, os municípios, assumam suas respectivas responsabilidades. Desta forma, a demanda por capital humano capacitado em nível local é inexorável. E capacitar agentes nas cidades é prover um ambiente com agentes críticos e empoderados para promover a municipalização da Agenda 2030”, destaca Roberto Pacheco.

 

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados

. .