A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 29/11/2021 à 05:11:53
Por: assessoria
Congresso do Confies abre com palestra sobre o caso Cancellier e números sobre a receita das fundações
O 4º Congresso Nacional das Fundações de Apoio, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), ocorre até quarta-feira em formato virtual.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), Felicio Wessling Margotti, e o superintendente Gilberto Vieira Ângelo participaram na tarde desta segunda-feira, 29, da palestra de abertura do 4º Congresso Nacional das Fundações de Apoio, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). O evento ocorre até quarta-feira em formato virtual.

A palestra de abertura do evento foi feita pelo jornalista Paulo Markun, autor do livro “Recurso Final — A Investigação da Polícia Federal Que Levou ao Suicídio de um Reitor em Santa Catarina”, que falou sobre o tema “O caso do Cancellier: Recurso Final”. No livro e na palestra, Markun discorreu sobre as circunstâncias que envolveram e levaram à morte do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier, que, preso pela Polícia Federal de forma violenta, se suicidou em 2 de outubro de 2017, no auge das operações da Lava-Jato.

A palestra, com cerca de uma hora de duração, foi conduzida pelo presidente do Confies, Fernando Peregrino, e ocorreu logo depois da abertura oficial do congresso, que reuniu entre outros nomes o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação.

Ainda na abertura do Congresso foi apresentado um levantamento inédito do Confies que demonstrou que no ano passado, em plena pandemia, as fundações de apoio de universidades públicas alcançaram, no ano passado, uma receita recorde de R$ 7,5 bilhões, valores captados para atividade de pesquisa de instituições públicas de ensino e pesquisa. O valor cresceu 58% sobre os R$ 4,7 bilhões de 2019, puxado pelas contribuições de Estados, municípios e setor privado.

Participaram do levantamento do Confies, 53 das 93 fundações filiadas consultadas. Conforme o Confies, essas fundações de apoio respondem por 20 mil projetos científicos e tecnológicos e por 68 mil bolsistas e celetistas.

O congresso é 100% online e gratuito, sendo transmitido pela plataforma https://congresso-confies.encontrodigital.com.br

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados

. .