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Publicado em 19/10/2021 à 06:10:29
Por: assessoria
Projeto promove a liderança e a gestão de dirigentes e agricultores
Programa foi desenvolvido em 2021, de forma on-line e gratuita, pelo campus de Cerro Largo (RS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Promover a capacitação gerencial e de liderança de agricultores familiares, de dirigentes de cooperativas e agroindústrias e de proprietários de empreendimentos econômicos solidários. Este foi o grande objetivo do Programa de Gestão para a Cooperação (PGC), desenvolvido em 2021 pelo campus de Cerro Largo (RS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O projeto contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu tem um papel vital na gestão dos recursos do projeto, auxiliando a coordenação e projetando para a comunidade externa a divulgação dos resultados alcançados”, destaca a professora Louise Botelho, coordenadora dos trabalhos.

Sempre de forma gratuita, on-line e com certificação aos participantes, ao longo do ano foram desenvolvidos seis webinários abertos, três cursos com inscrições limitadas, que ocorreram nos meses de outubro e novembro, e, em dezembro, um seminário geral para debater com a comunidade as questões abordadas nos eventos anteriores. “O propósito do projeto foi qualificar os agricultores familiares, dirigentes de cooperativas e agroindústrias e proprietários de empreendimentos econômicos solidários para uma administração sustentável em seus empreendimentos e também fomentar o desenvolvimento regional sustentável, por intermédio da capacitação gerencial e de liderança ao público-alvo”, destacou a professora Louise. Além dela, também participaram do projeto o coordenador administrativo Darlan Kroth; a coordenadora pedagógica Enise Barth; os bolsistas Carlos Eduardo Anes, Dionéia Dalcin, Edemar Rotta, Sandra Nogueira, Valdecir Zonin, Paola Vogt, Jorge Barbosa e Steve Brandon Ewald; as voluntárias Jaíne Wentroba e Bruna Mughiuti; e os colaboradores Pedro Christoffoli, Livio Arenhart e Serli Bölter.

Agroindústrias

Segundo estimativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), o número de agroindústrias familiares vem aumentando no território gaúcho. Em 2001, um levantamento apontava 1.528 unidades. Atualmente seriam, segundo a Emater, 2, 5 mil no Estado – 281 localizadas nos 26 municípios da região das Missões e que gerariam em torno de 2 mil vagas de emprego. “Uma das principais demandas dessas organizações é pela gestão de seus empreendimentos. Para obter sucesso no negócio são essenciais as buscas pelo conhecimento, informações comparativas, informações atualizadas do setor, apoio de entidades e o entendimento básico das áreas da administração em si. Os cursos de capacitação e de liderança, além dos webinários e demais ferramentas ofertadas no projeto, vão auxiliar os participantes nesse sentido”, observa Louise.

Cerca de 350 pessoas participaram, em média, ao vivo, de cada um dos seis webinários. E as transmissões seguem disponíveis para livre acesso na página do YouTube do Programa Gestão da Cooperação em https://abre.ai/dppz. Os temas abordados foram “Cooperativismo e desenvolvimento regional: uma relação necessária e possível”, “A experiência cooperativa de Mondragon: história e lições para o Brasil”, “Agricultura familiar, um meio de alçar o desenvolvimento sustentável?”, “Juventude Rural, sucessão e sindicalismo na agricultura familiar”, “Juventude Rural e Desenvolvimento” e “Desafios e Novos Paradigmas para a Agricultura Familiar Brasileira”. Sempre com a presença de convidados especiais, especialistas nos respectivos temas, e coordenação da professora Louise Botelho.

“Se a pandemia impossibilitou que o projeto pudesse ser realizado de forma presencial, por outro, a realização das atividades on-line facilitou a participação de pessoas de diferentes cidades do país, agregando valor e diferentes conhecimentos ao projeto”, observou Louise. Todas as ações foram avaliadas pelos participantes por meio de questionários on-line, e o retorno foi positivo. “A maior parte dos alunos afirmou que os webinários atenderam às suas expectativas, estão auxiliando a obter novos aprendizados e conhecimentos sobre os assuntos tratados e, de forma geral, ficaram satisfeitos com o andamento das atividades”, observou Louise. Pelo visto, vem aí uma nova geração de gestores para o meio rural.

PROJETO: PROGRAMA GESTÃO PARA A COOPERAÇÃO / COORDENADORA: LOUISE BOTELHO / louisebotelho@gmail.com / UFFS / Campus Cerro Largo (RS) / 16 participantes

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