A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 05/05/2021 à 01:05:38
Por: assessoria
Clínica Veterinária Escola da UFSC oferece saúde e bem-estar a animais de Curitibanos e região
Clínica coordenado pelo Centro de Ciências Rurais faz atendimentos clínicos e cirúrgicos e exames complementares de pequenos e grandes animais domésticos ou selvagens

Uma união de forças para oferecer o melhor para a saúde e o bem-estar dos pets. Assim é a Clínica Veterinária Escola (CVE) do campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenado pelo Centro de Ciências Rurais, a CVE envolve 11 setores da UFSC Curitibanos e faz atendimentos clínicos e cirúrgicos e exames complementares de animais domésticos e selvagens.

“Como os valores cobrados são bem mais baixos do que os da iniciativa privada, pelo interesse didático de base, temos alta demanda de pessoas de baixa renda, que não teriam condições de acessar esse serviço em clínicas ou laboratórios de diagnóstico particulares”, observa a coordenadora do CVE, professora Marcy Lancia Pereira.

O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu, desde 2017, tem sido parceira da CVE para o gerenciamento dos recursos, tanto receita quanto despesas, já que vem atuando de forma prática e efetiva nas demandas de materiais de consumo e permanentes para manutenção das consultas, exames e cirurgias feitos pelos setores que compõem a CVE”, conta a professora Marcy.

A Clínica Veterinária Escola foi fundada oficialmente em 11 de setembro de 2018, mas desde 2016 já prestava serviços à comunidade. Em 2017, a clínica foi parceira da prefeitura de Curitibanos em um projeto de castração de cães e gatos. “Importante salientar que o projeto não envolveu apenas o procedimento cirúrgico em si, mas também consulta prévia, em que foi avaliado o estado de saúde de cada animal e passadas orientações gerais de cuidados aos tutores de bairros carentes cadastrados e visitados pelas equipes de trabalho”, lembra a coordenadora da CVE, Marcy Pereira.

O contrato atual entre a CVE e a Fapeu, assinado no ano passado, tem o objetivo de consolidar a atuação e ampliar o atendimento da clínica. As atividades são desenvolvidas no Centro de Ciências Rurais da UFSC de Curitibanos. Em duas ocasiões, a CVE da UFSC já foi contatada pelo Ministério Público de Santa Catarina para emitir laudo técnico-pericial de cães e gatos recolhidos de residências após denúncia de maus tratos. O trabalho foi realizado pelos alunos em extensão sob supervisão da coordenadora do projeto.

Atualmente, a CVE conta com a atuação de 16 docentes, seis servidores técnico-administrativos e um recepcionista terceirizado. “Também há alunos bolsistas e voluntários em número que varia a cada ano e, neste ano, devido à pandemia, em número bastante reduzido”, pontua a professora Marcy.

Os atendimentos feitos pela CVE envolvem os laboratórios de Clínica e Imagem de Pequenos Animais (Lacipa), de Técnica Cirúrgica (Latec), de Atendimento de Animais Selvagens e Exóticos (Laase), de Doenças Parasitárias (Ladopa), de Patologia Veterinária (Labopave), de Fisiologia da Reprodução Animal (Lafra) e o Laboratório Clínico (Laclin), além da Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodutiva de Grandes Animais, o Serviço de Anestesiologia Veterinária (Anest) e o Serviço de Imagem de Pequenos e Grandes Animais e Animais Selvagens.

Sob as regras de uso obrigatório de máscara e de gel nas mãos, além do respeito ao distanciamento social, no dia 5 de abril a CVE retomou os atendimentos presenciais, interrompidos pela pandemia. Agendamento podem ser feitos pelo e-mail clinica.veterinaria@contato.ufsc.br ou whatsApp (49) 9106-0348.

A orientação é de que apenas uma pessoa acompanhe o pet. Porém, em casos excepcionais, para evitar aglomeração, é solicitado que a recepção da clínica seja comunicada antecipadamente sobre a necessidade da presença de mais pessoas.

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados