A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 04/11/2020 à 06:11:03
Por: assessoria
Com apoio da Fapeu, professora da UFSC lança livro didático sobre Revisões Sistemáticas
A publicação é dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, especialmente da área da saúde, e já está à venda

A professora Graziela de Luca Canto, do programa de pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está lançando o livro “Revisões Sistemáticas da Literatura – Guia Prático”. A publicação é dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, especialmente da área da saúde, e está à venda em https://aeditora.com.br/produto/revisoes-sistematicas-da-literatura-guia-pratico/.

“A ideia de elaboração do livro surgiu dos cursos de projetos de extensão que desenvolvemos desde 2014, que são muito didáticos, com muito passo a passo. As pessoas sentiam falta de um material com o mesmo perfil dos treinamentos promovidos pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências (Cobe) da UFSC, que descrevesse passo a passo e de forma detalhada como conduzir uma revisão sistemática”, contou a professora Graziela Canto, que coordena o Cobe, atualmente com inscrições abertas para cursos de meta-análise em https://is.gd/EbzQF0/Fapeu

A produção do livro e a realização dos treinamentos contam com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu é parceira dos projetos desde o início, lá em 2014”, lembra a professora Graziela. Com 208 páginas, a produção do livro durou pouco mais de um ano. “A gente tem bastante experiência em escrever artigos, mas escrever um livro é muito mais demorado porque exige uma revisão muito criteriosa”, relatou a professora. 

O livro é descrito como uma obra que sintetiza cinco anos de trabalho de uma equipe motivada a ensinar e a contribuir com a formação de recursos humanos qualificados para pesquisa no Brasil. No período, a equipe do Cobe publicou quase 80 revisões sistemáticas e realizou o treinamento de mais de 300 pesquisadores sobre o processo de elaboração de uma Revisão Sistemática.

O Cobe tem, entre outros objetivos, promover o trabalho de pesquisa em equipe, desenvolver a prática em saúde baseada em evidências, aperfeiçoar habilidades de pesquisa e aumentando conhecimentos sobre revisões sistemáticas e meta-análises e estimular uma formação baseada em evidências científicas.

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados