A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 03/11/2020 à 11:11:56
Por: Assessoria
Núcleo de Estudos da UFSC avalia os efeitos da pandemia na economia catarinense
Iniciado em agosto deste ano, projeto com gestão financeira da Fapeu tem previsão de ser desenvolvido até o final de 2021

Um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está acompanhando e avaliando os efeitos da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus na economia catarinense. A iniciativa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que faz a gestão financeira dos recursos. “A Fapeu desempenha um importante papel, tanto no sentido de viabilizar a transferência de recursos da conta única da UFSC para serem utilizadas pelo Necat, como no próprio acompanhamento e suporte às atividades do projeto de estudo que estão em andamento”, destaca o professor Lauro Mattei, coordenador do trabalho e do Necat.

O projeto começou oficialmente em agosto deste ano e tem previsão de ser desenvolvido até o final de 2021. A proposta inicial era mais restrita, analisando apenas os impactos econômicos e sociais das isenç[oes fiscais promovidas pelo Governo do Estado de SC, porém com o advento da pandemia os estudos ganharam novo rumo e a temática dos efeitos do novo coronavírus hoje ocupa grande parte da agenda da equipe do Necat.

O mais recente boletim foi publicado no domingo, dia 1º, e aborda o avanço da covid e a área da microrregião de Florianópolis como foco do contágio da doença em Santa Catarina. “As quatro cidades conurbadas que abrigam o espaço geográfico da Capital catarinense são o principal epicentro de contágio atualmente. Por isso, mais uma vez a mensagem continua sendo clara: ainda não é hora de relaxar com as medidas de prevenção da doença porque o novo coronavírus continua”, destaca o boletim escrito pelo professor Lauro Mattei, professor titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC e pesquisador do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Em publicação anterior, de quarta-feira passada, o Necat avalia a partir de 2018 o desempenho do setor de serviços catarinense com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizada até agosto. “A pandemia da covid-19 provocou efeitos abruptos e profundos entre os meses de março e maio. (O gráfico) também revela que o processo de recuperação das perdas é bastante lento, sendo que no mês de agosto o índice ainda se encontrava cinco pontos abaixo do valor observado no mês de janeiro de 2020”, destaca o estudo. 

“Em menos de três meses já realizamos análises dos impactos da covid-19 sobre o setor industrial catarinense, bem como sobre o setor de serviços, além de estudo pontual sobre a elevação dos preços dos alimentos da cesta básica. Além disso, foram produzidos diversos textos para discussão e artigos curtos sobre o comportamento do mercado de trabalho em SC e boletins semanais sobre a evolução da covid em Santa Catarina”, ressalta o professor Mattei. “Entendemos que esse conjunto de informações disponibilizado à população catarinense representa uma contribuição expressiva da universidade à sociedade catarinense”, acrescenta.

Além do professor Lauro Mattei, o projeto também é desenvolvido por dois pesquisadores sêniores e três bolsistas, alunos do curso de graduação em Ciências Econômicas da UFSC. As análises produzidas pela equipe do Necat estão disponíveis em www.necat.ufsc.br.

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados