A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 04/10/2020 à 11:10:33
Por: assessoria
Inep da UFSC avalia especificações técnicas de equipamentos
Instituto ligado ao Centro Tecnológico realiza ensaios para fabricantes e importadores de materiais eletroeletrônicos, elétricos e eletromecânicos

Um trabalho de avaliação sobre a conformidade e o grau de atendimento das especificações técnicas de equipamentos eletroeletrônicos, elétricos e eletromecânicos. Assim é o projeto de extensão “Análises, Estudos, Ensaios, Simulações, Verificação de Aspectos Técnicos e Laudos Técnicos em Dispositivos Elétricos, Eletroeletrônicos e Eletromecânicos”, que é desenvolvido por uma equipe do Instituto de Eletrônica de Potência (Inep) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu faz a gerência administrativa do projeto, participando da elaboração de contratos, pagamento a fornecedores e gerenciamento de Recursos Humanos”, detalha o professor Samir Ahmad Mussa, coordenador do trabalho. 


O projeto começou em 2018 e será desenvolvido pelo menos até 2022. A proposta é atender a demanda, principalmente de empresas públicas e privadas, de avaliação e testes de equipamentos, prestando assessoria para investigar as características funcionais e as especificações técnicas de equipamentos eletroeletrônicos, elétricos e eletromecânicos. “Muitos equipamentos antes de serem comercializados ou importados necessitam de análises e ensaios com o objetivo de identificar e confrontar suas aplicações, funções e usos”, explica o professor.

Metodologia

A metodologia de análise envolve inicialmente a identificação do produto por meio de catálogos e manuais fornecidos pelos fabricantes. Depois é feita uma pesquisa bibliográfica em sites de fabricantes e fornecedores de produtos. A terceira etapa é um ensaio do produto em laboratório e, por fim, a elaboração de um relatório técnico sobre as características do equipamento.

“Raramente são detectados problemas nas aferições. Os problemas encontrados geralmente são pequenos como, por exemplo, algum limite de tolerância do produto que não alcançou a especificação. A maioria dos serviços solicitados são para conferir e dar credibilidade às especificações técnicas dos produtos indicados pelo fabricante no manual dos equipamentos”, observa Samir Mussa, que é pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Imperial College London, da Inglaterra. 


Fabricantes e importadores de eletroeletrônicos em geral, como, por exemplo, equipamentos de segurança eletrônica, máquinas elétricas, eletrodomésticos são as maiores clientes dos serviços de análise. “Geralmente são ensaios bem específicos e que não são possíveis de serem realizados em outros locais que não sejam em ambientes com suporte de laboratórios e mão de obra qualificada”, observa Mussa. 


Diferencial

Todos os procedimentos são realizados nos laboratórios e nas salas do Inep da UFSC. Além de Mussa, a equipe é formada pelo aluno José Augusto Arbugeri, da pós-graduação em Engenharia Elétrica, e pelos pesquisadores Arnaldo José Perin e Hari Bruno Mohr. 


“Nossos laudos contemplam os ensaios e as averiguações realizadas em laboratório comprovando a funcionalidade de produtos, conforme as especificações fornecidas pelo fabricante. Com eles esperamos contribuir para a correta identificação e especificação de produtos e equipamentos eletroeletrônicos, elétricos e eletromecânicos”, diz o professor Mussa.

E qual o diferencial do trabalho do Inep em relação a outros fornecedores destas análises? Muito simples, explica o professor: “Mão de obra qualificada, composta por doutores e mestrandos, e laboratórios equipados com equipamentos adequados e de última geração.”

PROJETO:
ANÁLISES, ESTUDOS, ENSAIOS, SIMULAÇÕES, VERFICAÇÃO DE ASPECTOS TÉCNICOS E LAUDOS TÉCNICOS EM DISPOSITIVOS ELÉTRICO, ELETROELETRÔNICOS E ELETROMECÂNICOS / COORDENADOR: Samir Ahmad Mussa / samir@inep.ufsc.br / UFSC / Departamento de Engenharia Elétrica / CTC / 7 participantes


* Esta reportagem integra a 12ª edição da Revista da Fapeu, que pode ser acessada na íntegra em https://is.gd/I37SH3/Fapeu

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados