A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 06/06/2020 à 05:06:58
Por: assessoria
Procuradora da Fapeu participa de reunião virtual do Confies
Encontro reuniu dirigentes de fundação de apoio e discutiu os efeitos da pandemia nas organizações, o próximo encontro de presidentes e o congresso nacional que ocorrerá em novembro

A procuradora jurídica da Fapeu, Tatiana Shigunov, participou na última sexta-feira, 5, à tarde de uma reunião virtual do presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Fernando Peregrino, com dirigentes de fundações de apoio de universidades e institutos de pesquisa federais, para discutir a agenda das filiadas, traçada para 2020. Além de procuradora da Fapeu, Tatiana integra o Colégio de Procuradores do Confies.

Um dos principais pontos da pauta da reunião, realizada pela plataforma Zoom, foi a troca de experiências adotadas para o enfrentamento da crise financeira deflagrada pela pandemia de covid-19. Diante de cortes de investimentos em projetos de pesquisa e investimento (P&D), algumas fundações começam a demitir pesquisadores e colaboradores da administração na tentativa de equilibrar a relação entre receita e despesa. Essa questão será um dos temas do 1º Encontro de presidentes das fundações de 2020, que ocorrerá dia 17 de junho também pela plataforma Zoom.

Emenda

Na reunião, o presidente do Confies lamentou a queda da proposta de emenda nº 619, apresentada à Medida Provisória (MP) 936/2020, na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a proposta poderia converter contratos de empregos formais (CLT) para bolsas de pesquisa e salvar muitos empregos, garantindo renda mínima aos pesquisadores no momento de pandemia. “Nossa esperança é de que possamos reverter essa situação no Senado”, disse Peregrino.

Congresso

Outro ponto discutido no encontro virtual foi o andamento da organização do 3º Congresso Nacional do Confies, entre os dias 11 e 13 de novembro deste ano. Tradicionalmente realizado em Brasília, este ano o encontro será virtual em decorrência da pandemia, seguindo as orientações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS). O plano de ação do 3º Congresso foi apresentado aos dirigentes das fundações de apoio pela responsável da organização, Vanessa de Lucena Lermen, coordenadora de Comunicação e Eventos da Fundmed, fundação que tem a expertise em plataformas de eventos virtuais com especialistas da área médica. Ela informou, por exemplo, que o encontro, que pode acontecer pela plataforma Zoom ou pelo Youtube, poderá ter salas virtuais com temas segmentados

Além de Fernando Peregrino, de Tatiana Shigunov e de Vanessa Lermen, também participaram da reunião virtual de sexta-feira os dirigentes os dirigentes Aristeu Santos (Faurgs/RS), Antonio Fernando (Fapex/BA), Cristiano Maciel (Uniselva/MT), Roberto Barreto (Fadesp/PA), Fernando Gomes (FundMed/RS), Hayne Felipe (Fiotec/RJ) e João Dias (Funpar/PR); André Feofiloff, também do Colégio de Procuradores; e Carlos Frausino, assessor parlamentar.

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados