A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 07/05/2020 à 03:05:07
Por: assessoria
Professor da UFSC busca empresas para produção de ventilador pulmonar aprovado em ensaios
Equipamento já foi experimentado em testes de bancada hospitalar e com animais

Um protótipo de ventilador pulmonar, desenvolvido pelo professor Saulo Güths, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi aprovado em testes de bancada realizados no Hospital de Clínicas, de Porto Alegre, e também em experimentos feitos em animais. Para colocar o equipamento em produção para avaliação com humanos, o professor agora busca empresas interessadas e cadastradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a fabricação dos ventiladores.

O equipamento é de baixo custo e poderá ser, de acordo com os testes realizados, de suporte à vida em UTIs, e não apenas para casos de emergência. "O objetivo é ter um equipamento que consiga competir com os de R$ 170 mil que estão comercializando nesse momento. Necessitamos ainda acrescentar alguns sensores, o que pode resultar num valor um pouco maior que o almejado inicialmente, que era R$ 1 mil. Mas mesmo assim terá um custo imensamente menor que os similares encontrados hoje”, compara o professor. “É claro que entrando com uma empresa que tem fins comerciais, ela vai também colocar a questão de, não só o lucro, mas a responsabilidade, assistência, impostos, tudo isso faz aumentar o valor, mas não vai chegar aos pés de um valor que é o do mercado atual, sem dúvida nenhuma”, acrescenta o docente.

O projeto tem gestão administrativa e financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “A Fapeu é importante pois, além de gerenciar um projeto semelhante que foi um suporte para o desenvolvimento atual, está auxiliando na realização destes atuais ensaios por meio também do Núcleo de Análise Gerencial e Fiscal (Nagefi)”, explica o professor. "O aporte de recursos somente foi possível pela ajuda de um dos núcleos da Fapeu, o Nagefi, que presta serviços de assessoria, consultoria tributária, auditoria fiscal por meio de uma equipe técnica própria e de consultores associado", destacou o presidente da fundação, Gilberto Vieira Ângelo.

Protótipo


A manufatura do protótipo surgiu ainda no mês de março na casa do professor, com ajuda do filho Eduardo Larsen Güths, aluno de Engenharia Mecânica da UFSC. Em abril, o equipamento foi levado ao Hospital de Clínicas para teste de bancada. “Como fomos bem, no dia seguinte fizemos teste em animal, em uma ovelha. E fomos aprovados. A equipe do hospital ficou bastante animada com os resultados”, lembra o professor.

Os testes foram realizados com o dito Modo Controlado, no qual o paciente está completamente sedado, que é considerado o uso principal no caso da covid-19, e no modo Assistido, no final do tratamento, quando a sedação é reduzida.

“A gente queria, claro, que isso fosse fabricado por empresa sem fins lucrativos e buscamos isso, mas não foi possível porque as empresas que até fariam sem fins lucrativos não têm esse cadastro prévio com registro nível 3 da Anvisa. Então, infelizmente, a gente vai ter que parar o projeto ou se submeter a uma empresa que tenha o fim lucrativo”, relata o professor. “Ao menos vamos estar fabricando um produto nacional, com custo mais baixo e que pode até futuramente ser exportado a países que tenham uma necessidade maior desse tipo de respirador. Para fazer o protótipo inicial, o pesquisador ainda contou com a ajuda do professor do IFSC, Marcelo Vandressen, que passou algumas dicas e um sensor, e de Carlos Moura, dono de uma oficina mecânica que repassou um bico injetor.

Confira no link um pequeno video do equipamento sendo testado: https://youtu.be/X6uwtnENS_8

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados