A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 07/04/2020 à 02:04:11
Por: assessoria
Hospital de Clínicas do RS vai testar protótipo de ventilador pulmonar criado por professor da UFSC com apoio da Fapeu
Instituição gaúcha fará ensaios a partir desta semana com o equipamento alternativo desenvolvido por docente do Departamento de Engenharia Mecânica

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) vai realizar ensaios com o protótipo de ventilador pulmonar alternativo desenvolvido pelo professor Saulo Güths, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto tem gestão administrativa e financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).

O protótipo será levado nesta quarta-feira para a instituição de saúde da capital gaúcha pelo professor Saulo, que está preparando o equipamento para a realização dos testes. “Estou em uma correria para calibrar o equipamento, terminar tudo e levá-lo para os ensaios”, contou o professor nesta terça-feira. Os ensaios serão realizados em bancadas especializadas e até em animais.

Popularmente conhecido por Clínicas, o HCPA é uma instituição pública e universitária, ligada ao Ministério da Educação (MEC) e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Inaugurado em 1970, o Clínicas integra a rede de hospitais universitários do MEC. Hoje oferece mais de 800 leitos e conta com cerca de 6,1 mil funcionários.

Fácil de fabricar, barato e produzido de acordo com os requisitos médicos, o protótipo de ventilador pulmonar criado pelo professor Saulo poderá reforçar a estrutura do sistema de saúde no atendimento a paciente afetados pelo novo coronavírus (covid-19).

“A ideia não foi utilizar a vazão do gás injetado como parâmetro, mas ter essa vazão a partir de uma válvula bastante comum, o bico de injeção de GNV automotivo”, explicou o professor em relação aos ventiladores pulmonares tradicionais. “Eles têm vazões baixas e pulsantes, e isso até justifica o valor elevado que possuem no mercado”, comparou. “Na questão de testes, vou me expor mais; de qualquer maneira, temos de fazer isso”, admite o professor, que tem familiares nos chamados “grupos de risco” da doença.

A manufatura do protótipo foi realizada no mês de março na casa do professor, com ajuda do filho Eduardo Larsen Güths, aluno de Engenharia Mecânica da UFSC. “Busquei algumas coisas do laboratório e montei uma ‘oficininha’ em casa. Fui desenvolvendo aqui mesmo por questão de isolamento”, contou. Saulo contou ainda com a ajuda do professor do IFSC, Marcelo Vandressen, que passou algumas dicas e um sensor, e de Carlos Moura, dono de uma oficina mecânica que repassou um bico injetor.

Saiba mais sobre o protótipo em https://youtu.be/WSYEITLVi94

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados