A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 18/01/2019 à 11:01:16
Por: Camila Costa da Cunha
CONFIES se reúne com Ministro Marcos Pontes para tratar de vetos e burocracia na ciência
A reunião contou com a presença da procuradora jurídica da FAPEU, Tatiana Shigunov

Na última quarta-feira,16, o Ministro da pasta da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcos pontes, se reuniu com o presidente do CONFIES e representantes de Fundações do país. Representando a FAPEU estava a procuradora jurídica Tatiana Shigunov. 

A reunião, concentrou-se na discussão dos vetos à Lei dos Fundos Patrimoniais e na burocracia sobre a atividade de pesquisa que consome mais de 30% do tempo dos cientistas brasileiros.

O Confies propôs ao ministro a unificação das rubricas dos dispêndios de ciência e tecnologia em uma única rubrica, a de ‘Investimentos’. Ou a criação de novo e único Grupo de Natureza de Despesas – GND. “Nos concentramos nessa proposta, porque isso nos ajudaria na transição de rubricas, pois não haveria diferença entre elas”, explica Peregrino, presidente do CONFIES.

Outra proposta urgente, segundo o presidente do Confies, é um maior entendimento entre os órgãos de controle – em todos os níveis – na uniformização e implementação dos entendimentos da legislação do setor, apoiando o Fórum de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Controladoria Geral da União (CGU).

O Confies propôs ainda tratamento prioritário na alfandega para dar agilidade na liberação das importações de insumos e materiais para pesquisa em até 72 horas. Hoje esse processo demora mais de cinco dias, o que é inaceitável, segundo Peregrino.

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados