A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 14/08/2018 à 10:08:51
Por: Camila Costa da Cunha
Jornalista José Hamilton Ribeiro vencedor de sete prêmios ESSO, participa de Aula Inaugural do curso de Jornalismo da UFSC
O evento foi uma promoção conjunta da Agência de Comunicação (Agecom) e do Departamento de Jornalismo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU).

O jornalista vencedor de sete prêmios Esso e também um dos mais experientes profissionais de imprensa em atividade nos meios de comunicação do Brasil esteve na UFSC para aula inaugural do curso de Jornalismo, na ultima sexta-feira, 10 de agosto, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Na agenda, relançou uma versão atualizada do seu livro “Música Caipira – As 270 maiores modas” e a biografia “O jornalista mais premiado do Brasil – a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro”, escrita pelo jornalista Arnon Gomes, de Araçatuba (SP). 

O evento foi uma promoção conjunta da Agência de Comunicação (Agecom) e do Departamento de Jornalismo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU).
Além de José Hamilton a mesa de discussões foi composta pelo também jornalista Arnon Gomes, o reitor da UFSC Ubaldo Cesar Balthzar, a coordenadora do Programa de Pós Graduação em Jornalismo Cárlida Emerim e o diretor da Agecom Artemio Reinaldo de Souza.

Durante a discussão José Hamilton fez questão de destacar o quanto é significante o seu retorno à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Estou muito emocionado de estar aqui, pois no ano passado – na abertura da 16ª edição da Semana de Jornalismo -, em uma sala ao lado estava sendo velado o reitor Luiz Carlos Cancellier. A Universidade e a cidade estavam estarrecidas diante da brutalidade do abuso de forças, (…) que transformou um cientista, um homem do estudo, da academia, do dia para a noite, em algo inimaginável, de tal maneira constrangedora e absurda que o levou ao sacrifício. Retorno com muito prazer por que hoje nesta casa há uma trincheira da dignidade do cidadão, uma trincheira contra abuso de qualquer tipo. Exerça a sua função! dentro da lei, mas leve em conta sempre que o cidadão tem o direito à presunção da inocência e deve ser tratado sempre com dignidade, seja ele um reitor de universidade, seja um boia fria”. Após o discurso, Zé Hamilton foi ovacionado pela plateia.

A Aula Inaugural foi marcada por questionamentos da plateia, além de entrevistas e sessão de autógrafos para os alunos recém-chegados no curso de jornalismo da UFSC, os ditos “calouros”. Que consequentemente mantiveram seus olhos vidrados e emocionados no discurso calmo e carregado de histórias de um dos maiores e mais renomado jornalistas deste país.

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados