A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 02/04/2018 à 03:04:08
Por: Camila Costa da Cunha
I Ciclo de Debates: Lei de Conflito de Interesses e Compliance na Gestão Universitária
Evento será realizado no dia 25 de abril de 2018

No dia 25 de abril de 2018 será realizado o “I Ciclo de Debates: Lei de Conflito de Interesses e Compliance na Gestão Universitária”.

O evento tratará sobre a promoção da prática de Compliance como estratégia de advocacia preventiva na gestão universitária na UFSC. Proveniente do inglês, o termo Compliance implica em “agir em conformidade”, no sentido de estar de acordo com regras, princípios e valores estabelecidos. As práticas de Compliance protegem e aprimoram a reputação de uma instituição, de seus gestores e colaboradores na medida em que promovem o emprego de métodos para cumprir diretrizes organizacionais internas (regimento, portarias, etc) e regras externas (leis, decretos, etc).

 

Objetivo Geral

Capacitar gestores universitários visando fomentar a promoção de uma Política de Prevenção e Resolução de Conflito de Interesses na Universidade Federal de Santa Catarina a partir da sistematização e disseminação de informações qualificadas relativas à Lei nº 12.813/2013, e de modo complementar, incentivar a prática de Compliance como estratégia de advocacia preventiva na gestão universitária.

 

Objetivos Específicos

a) Identificar os conceitos, origens e fundamentos de Conflito de Interesses a partir da Lei nº 12.813/2013;

b) Reconhecer situações que caracterizam conflito de interesses, com ênfase nas peculiaridades das conexões, interdependências e relacionamentos entre a gestão universitária e a gestão fundacional;

c) Conhecer as medidas e instrumentos de consulta e prevenção ao conflito de interesses na Gestão Universitária

d) Identificar mecanismos de fiscalização e avaliação de conflito de interesses;

e) Conhecer os principais conceitos, as origens e os fundamentos do compliance e identificar as possíveis medidas que podem ser implementadas na gestão universitária, e

f) Identificar as possibilidades de aplicação de compliance no âmbito da Administração de Projetos na Gestão Universitária.

 

Público Alvo: Gestores da UFSC. Gestores, conselheiros e coordenadores de projetos das fundações de ensino, pesquisa e extensão que possuem parcerias com a UFSC. Gestores e membros da Advocacia Geral da União. Servidores da Procuradoria Federal junto à UFSC. Servidores da Corregedoria da UFSC. A coordenação do curso pode, oportunamente, abrir vagas especiais para professores, gestores e discentes interessados no tema.

 

Carga Horária (C.H): 3h30min

Data: 25/04/2018

Horário: das 8h30min às 12h.

Total de vagas: 80 vagas

Local: Sala dos Conselhos da Reitoria da UFSC

 

Confira mais informações no site: http://ciclodedebates2018.paginas.ufsc.br/2018/03/16/i-ciclo-de-debates-lei-de-conflito-de-interesses-e-compliance-na-gestao-universitaria/

Endereço: UFSC - Campus Reitor João David Ferreira Lima - Bairro Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
CEP 88040-970 - Caixa Postal 5153 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados